Busca no Portal
 

principal  |  blogues  |  links  |  fale conosco

   XX

congregação

Padre Dehon
Espiritualidade / Carisma
Sobre a Congregação
Onde estamos
Mística Dehoniana
Cruz Dehoniana
Vocacional
Missões

comunicação
Media CENTER
Publicações
Artigos
Especiais

educação
Faculdade Dehoniana
Faculdade São Luiz
Colégio São Luiz

paróquias no país

casas de formação
Seminário de Corupá
Casa Padre Dehon
Seminário Dehonista
Convento SCJ - Taubaté
Convento SCJ - Brusque
+ver todas as casas

apostolado social
Instituto São Judas Tadeu

Torne o site sua página inicial
 

onde estamos

No Coração do Mundo

Em toda a parte onde estamos fazemos a experiência contínua de um mundo marcado pelo mal e, assim mesmo, na busca de realizar suas mais profundas aspirações: a verdade, a justiça, o amor e a liberdade (cf. Regra de Vida, 36).

Reconhecemos que nossa vocação, como nos lembra João Paulo II (14.06.89), "é sempre mais atual, porque a sociedade de hoje sente ainda mais a necessidade de se encontrar com o Coração de Cristo para encntrar paz, serenidade, conforto e perdão".

Vivendo nossa vocação, queremos encarnar e testemunhar o primado do amor no mundo e nos emepnharmos sem reservas por uma humanidade nova no Coração de Cristo. (cf. Regra de Vida, 39).

Nós, Sacerdotes do Sagrado Coração, nos apresentamos como dehonianos, como seguidores do nosso Fundador, o Servo de Deus, Pe. João Leão Dehon, verdadeiro apóstolo do amor e da reparação ao Coração de Jesus. Nos propomos viver e vivificar o carisma de Pe. Dehon, sua espiritualidade e sua obra na Igreja e no mundo.

A Congregação dehoniana, fundada em 1978, difundiu-se com vitalidade crescente, procurando sempre responder às expectativas sociais e religiosas do povo. Nossa presença ainda è modesta diante das exigências da fé e da salvação da humanidade. Sustentada pelo amor salvífico de Cristo e pela materna proteção da Virgem Maria, consegue ser uma presença atuante e eficaz: paróquias, missões, movimentos eclesiais, ensino, formação dos jovens, imprensa e mass media, apostolado e promoção social entre os pobres, operários e marginalizados.

Com amor consagramos ao Senhor nossa vida e nossas energias para proclamar o evangelho do amor e servir aos irmãos, sobretudo nas situações e áreas mais difíceis e necessitadas.

Nossa experiência religiosa è uma missão e uma proposta concreta, um convite, para aqueles que se sentem animados pelo Espírito e dispostos a doar-se totalmente para que a Civilização do Amor ganhe corpo entre a humanidade e surja o Reino do Coração de Jesus.

No Coração de Deus

"Eu vos deixo o mais maravilhoso dos tesouros: o Coração de Jesus. Ele pertence a todos mas tem um carinho especial pelos sacerdotes que lhe são consagrados e se dedicam completamente a seu amor" (Testamente espiritual de Pe. Dehon).

Discípulos de Pe. Dehon, queremos, fazer da união com Cristo, no seu amor pelo Pai e pelos homens, o princípio e o centro de nossa vida. (Regra de Vida, 17)

Através de tudo o que fazemos, em situações tão diversas, nós, dehonianos, somos chamados a inserir-nos no movimento do amor redentor, em espírito de oblação, para reconduzir nossa vida e a da humanidade às suas origens: o Coração de Deus.

No Coração da Igreja

A vocação dehoniana, centrada no mistério do Coração de Cristo, fonte da Igreja, nos situa no coração da própria Igreja como "profetas do Amor e ministros da reconciliação". "Nosso Instituto é, por natureza, um instituto apostólico. Assim sendo, de bom grado nos colocamos a serviço da Igreja nas mais diversas tarefas pastorais"(Regra de Vida, 30).

Nosso autêntico serviço à Igreja se funda na vida de oração e na oblação e se espressa particularmente nas atividades missionárias, na formação do clero e de religiosos, no ministério junto aos pequenos e humildes, no compromisso para instaurar o reino de justiça e de caridade cristã nas almas e na sociedade, na dedicação constante para que a comunidade humana, santificada pelo Espírito Santo, se torne Povo de Deus e oblação agradável ao Senhor. (cf. Regra de Vida, 31-32).

Onde moramos e trabalhamos?

Somos cerca de 2300 padres e irmãos trabalhando em 38 países.
Como congregação, estamos divididos em Províncias, Regiões e Distritos, como formas de administração.

Estamos nos seguintes países:

África do Sul
Argentina
Bielo-Rússia
Canadá
Equador
Espanha
Finlândia
Índia
Irlanda
Madagáscar
Moldávia
Rep. D. do Congo
Uruguai
Albânia
Áustria
Brasil
Chile
Escócia
Estados Unidos
França
Indonésia
Itália
México
Polónia
Suíça
Venezuela
Alemanha
Angola
Bélgica
Camarões
Croácia
Eslovênia
Filipinas
Holanda
Inglaterra
Luxemburgo
Moçambique
Portugal
Ucrânia
 

Um número sempre crescente de províncias, regiões e distritos mantêm sua própria Web Site, com informações sobre seu trabalho, na língua local. Através dos links com esta página, você pode entrar em alguns destes sites. 

O que fazemos?

Nosso Instituto è, por natureza, um instituto apostólico. Assim sendo, de bom grado, nos colocamos a serviço da Igreja nas mais diversas tarefas pastorais.

Embora não tenha sido fundado em vista de uma obra determinada, o Instituto recebeu do Fundador certas orientações apostólicas, que caracterizam sua missão na Igreja.

Para Padre Dehon, fazem parte dessa missão a adoração eucarística, em espírito de amor e de oblação, como autêntico serviço de Igreja (cf. NQ, 01.03.1893), "e o ministério junto aos pequenos e humildes, os operários e os pobres" (cf. Souvenirs XV), para "anunciar-lhes as insondáveis riquezas de Cristo" (cf. Ef 3,8).

Em vista desse ministério, Padre Dehon dá grande importância à formação dos padres e dos religiosos.

A atividade missionária constitui para ele uma forma privilegiada de serviço apostólico.

Em tudo isso, sua preocupação constante é que a comunidade humana, santificada pelo Espírito Santo, torne-se uma oferta agradável a Deus (cf.Rm 15,16).



Casa Geral - Roma



Por sua própria natureza é a residência oficial da Administração Geral.
A partir desta casa exerce-se o governo ordinário da Congregação.
Além do Superior Geral e dos Conselheiros Gerais, residem nesta casa o Ecônomo Geral, que exerce a administração dos bens da Congregação, o Procurador diante da Santa Sé, que é o representante da Congregação diante do Vaticano, o Secretário Geral que é responsável por tomar em conta os atos ordinários do governo geral, e o Postulador geral pelas causas de Beatificação.

Esta Casa Geral abre-se à presença de outras atividades que se fazem subsidiárias do Governo Geral.
Existe o Centro de Estudos, que tem funções de investigação de documentos históricos para a Congregação.
Existe o Centro de informação da Congregação, responsável pela página da Web, aliás, de coordenar os serviços informativos e de apresentação da Congregação nos diversos foros.
Têm a sua sede secretariados como o das Missões, Justiça e Paz, Família Dehoniana, Vocações.

Além disso, a Casa Geral é a sede do Colégio Internacional SCJ, onde residem os religiosos que vêm a Roma para especializações em cursos de teologia, psicologia, espiritualidade, pedagogia, pastoral, etc.. Acolhe, ainda, o secretariado de formação permanente da Congregação e é sede de cursos para este fim.

 

© 2010 - Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus